O ministro das Finanças do Japão, Shunichi Suzuki, manifestou nesta terça-feira, 28, preocupações sobre os impactos negativos da fraqueza do iene, ressaltando os riscos associados a movimentos excessivos da moeda. Em declaração a um comitê do Parlamento, Suzuki explicou que, embora um iene fraco beneficie os exportadores ao aumentar seus lucros, ele também gera problemas para empresas e consumidores, elevando os custos das importações.
“O iene fraco aumenta os lucros dos exportadores, mas também aumenta os encargos das empresas e dos consumidores, pois eleva os preços das importações”, afirmou Suzuki.
A principal preocupação do governo japonês é com o impacto do iene fraco sobre os preços internos e os salários. “Como nossa meta tem sido alcançar aumentos salariais que excedam o aumento dos preços, estamos mais preocupados com o impacto negativo da fraqueza do iene neste momento”, acrescentou o ministro.
Suzuki garantiu que as autoridades continuarão a monitorar de perto os efeitos da moeda na economia e nas famílias, e que estão prontas para tomar medidas apropriadas se necessário. Nesta terça, o dólar apresentava uma leve queda de 0,16% em relação ao iene, cotado a 156,61.
No fim de semana, os líderes financeiros do G7 reafirmaram seu compromisso de evitar flutuações excessivas nas taxas de câmbio. O Japão interpretou essa declaração como uma autorização para intervir no mercado caso a desvalorização do iene se acelere de forma prejudicial.
Fonte: Portal Terra