O governo japonês anunciou a introdução de um novo sistema para reduzir o tempo dos procedimentos de entrada de turistas estrangeiros, buscando fomentar ainda mais a demanda turística. A partir de janeiro de 2025, o sistema será inicialmente aplicado aos turistas provenientes de Taiwan, com planos de expansão gradual para outros países e regiões.
Segundo a Organização Nacional de Turismo do Japão, em maio de 2023, o Japão recebeu 3,04 milhões de turistas estrangeiros, marcando o terceiro mês consecutivo em que o número de visitantes ultrapassou os 3 milhões, após o recorde registrado em março. Com o objetivo de aproveitar esse impulso e melhorar a experiência dos visitantes, o governo implementará o sistema “pré-aprovação”.
A “pré-aprovação” permitirá que os turistas estrangeiros completem a maior parte da inspeção de entrada no Japão ainda no aeroporto de origem, utilizando o tempo de espera antes do embarque. Assim, ao chegar ao Japão, os visitantes passarão apenas por uma verificação simples, agilizando sua entrada no país.
Além de facilitar a entrada dos turistas, o governo japonês também está atento ao problema do “turismo excessivo”, onde destinos turísticos populares ficam sobrecarregados. Para lidar com essa questão, o governo planeja formular diretrizes até o final do ano, considerando medidas como a cobrança de taxas de trânsito em pontos turísticos e a implementação de “preços duplos”, com tarifas diferenciadas para turistas estrangeiros.
Essas iniciativas refletem o compromisso do Japão em aprimorar a experiência turística, equilibrando a promoção do turismo com a gestão sustentável dos destinos populares. Com a introdução do novo sistema de entrada e as futuras diretrizes, o governo espera continuar atraindo um número crescente de visitantes internacionais, ao mesmo tempo em que protege e preserva seus locais turísticos mais emblemáticos.
Fonte: NHK News