O governo japonês planeja expandir um subsídio para incentivar a migração de mulheres casadas dos 23 distritos de Tóquio para cidades do interior. A proposta, que está em análise, oferece até 600 mil ienes para mulheres que se mudarem após o casamento, sem a necessidade de comprovar emprego no novo local. Essa medida visa reduzir a superpopulação na capital e promover o repovoamento de outras regiões do país.
Além do subsídio, o governo estuda cobrir os custos de transporte para mulheres que participarem de eventos de encontros organizados por governos locais, como parte do incentivo à “migração por casamento”. A nova proposta deve ser incluída na solicitação de orçamento para 2025.
Atualmente, o subsídio é oferecido a residentes dos 23 distritos de Tóquio ou àqueles que se deslocam para lá a trabalho, independentemente do gênero, desde que se mudem para áreas rurais e comprovem emprego ou a abertura de negócios. A nova medida, direcionada especificamente para mulheres, pode gerar discussões sobre sua abrangência e será debatida durante a formulação do orçamento no final do ano.
Yahoo Japan