A Honda Motor Co. emitiu um recall para mais de 650 mil motocicletas no Japão, devido a um problema com risco de travamento das rodas traseiras. A medida afeta modelos produzidos entre dezembro de 2013 e setembro de 2023, fabricados no Japão e no Vietnã. Segundo o Ministério de Infraestrutura, Transporte e Turismo, o defeito está relacionado a vazamentos de óleo, que podem bloquear a roda traseira em casos extremos e aumentar o risco de acidentes.
Os modelos afetados incluem as motos Honda “Tact,” “Giorno” e “Dunk,” além dos modelos “JOG,” “JOG Deluxe” e “Vino,” da Yamaha. Ao todo, são 650.290 unidades impactadas pela falha, atribuída a uma vedação insuficiente no compartimento da transmissão. O Ministério informou que a falha pode resultar em vazamentos de óleo, potencialmente travando a roda traseira e criando uma situação perigosa para os motociclistas.
Até o momento, foram reportados 63 incidentes de mau funcionamento, dos quais dois levaram a quedas, embora, felizmente, não tenha havido relatos de ferimentos. A Honda, além desse recall, anunciou o recolhimento de 430 mil unidades devido a um problema na montagem das alavancas de freio, que pode causar falhas na luz de freio e impedir a partida do motor.
Fonte: News on Japan