Um total de 195 grandes fabricantes de alimentos no Japão deve reajustar os preços de 478 produtos em maio, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (30) pela Teikoku Databank. A maioria dos aumentos será em carnes processadas, como presuntos e salsichas.
Esse será o quinto mês consecutivo de alta nos preços e representa um aumento de 1,9% no número de produtos reajustados em relação ao mesmo período do ano passado.
Nos primeiros cinco meses de 2025, já são 14.409 produtos com aumento de preço – número que ultrapassa os 12.520 reajustes registrados em todo o ano de 2024.
De acordo com a Teikoku Databank, os reajustes continuam sendo impulsionados pela alta nos custos de matérias-primas, escassez de mão de obra e aumento nas contas de energia.
Entre as empresas, a Itoham vai reajustar os preços de 60 itens entre 2% e 18%, incluindo reduções na quantidade dos produtos como forma de aumento indireto. Já a House Foods aumentará os preços de 192 itens, como temperos e misturas para curry.
Fonte: Japan Times