O governo japonês anunciou na sexta-feira, 21, a implementação de um novo sistema online para autorização de viagem, destinado a visitantes de outros países isentos de visto de curta duração. A medida faz parte de um pacote revisado de políticas para acolhimento de estrangeiros, aprovado durante uma reunião de ministros no gabinete do Primeiro Ministro.
O sistema permitirá que os viajantes que não necessitam de visto para estadias curtas forneçam online informações importantes, como o propósito da visita, antes de entrar no país. Esse passo visa prevenir estadias ilegais e melhorar o controle de imigração.
A Agência de Serviços de Imigração do Japão está desenvolvendo os detalhes do sistema, inspirado no Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem (ESTA) dos Estados Unidos, utilizado para prevenir atividades terroristas.
Desde 2018, o governo revisa anualmente suas políticas de acolhimento de pessoal de outras nacionalidades. A revisão mais recente incluiu 218 novas medidas, entre elas, o apoio ao desenvolvimento da proficiência na língua japonesa para estrangeiros. Essa mudança prepara o terreno para um novo programa de desenvolvimento de competências profissionais, que substituirá o atual regime de estágios técnicos.
Fonte: Japan Times