O Japão começou a emitir nesta segunda-feira (24) uma nova versão do cartão “My Number”, que agora pode incluir as informações da carteira de motorista diretamente no chip do documento. A mudança, que já está em vigor, tem como objetivo facilitar processos como atualização de dados pessoais, além de reduzir custos para os motoristas.
A integração é opcional. Quem preferir pode continuar utilizando apenas a carteira de habilitação tradicional, ou ainda optar por ter os dois documentos. No caso do modelo integrado, o tipo de habilitação e a data de vencimento ficam registrados no chip do cartão, mas essas informações não aparecem de forma visível na parte externa.
Além da praticidade, o novo sistema oferece vantagem financeira. Emitir o cartão My Number com os dados da carteira de motorista custa 1.550 ienes, enquanto a renovação sai por 2.100 ienes. Já a carteira de motorista tradicional tem valor de 2.350 ienes para emissão e 2.850 ienes para renovação. Quem optar por manter os dois documentos paga 2.450 ienes na emissão e 2.950 ienes na renovação.
O novo modelo pode ser solicitado nos centros de habilitação de todo o país. A validade do cartão My Number continua sendo de 10 anos. Criado em 2016, o sistema atribui um número de identificação de 12 dígitos a todos os cidadãos e estrangeiros residentes no Japão, reunindo dados relacionados a impostos, seguridade social e agora, para quem escolher a integração, também as informações da carteira de motorista.
Fonte: Mainichi
