01/11/2024 11:34

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

Japão endurece punições para ciclistas que usam celular ou bebem antes de pedalar a partir de amanhã

A partir de amanhã, 1º de novembro, ciclistas que pedalam sob efeito de álcool ou enquanto usam o celular no Japão enfrentarão penas mais rígidas, incluindo a possibilidade de prisão. A revisão na Lei de Trânsito Rodoviário é uma resposta ao aumento de acidentes graves envolvendo distrações ao pedalar, e busca reduzir riscos em vias urbanas.

Até então, o uso de smartphones ao pedalar era regulamentado por comissões de segurança pública de cada província, com multas de até 50 mil ienes (cerca de 326 dólares). Com a nova legislação, a punição será mais severa: ciclistas flagrados poderão pegar até seis meses de prisão ou receber uma multa de até 100 mil ienes. No caso de acidentes provocados por distração, as penalidades serão ainda mais duras.

A Agência Nacional de Polícia reporta que, nos últimos cinco anos, houve 102 casos de acidentes fatais e graves relacionados a ciclistas distraídos por celulares, sendo que a maioria dos envolvidos tinha menos de 20 anos. Em Tóquio, pontos movimentados como o bairro de Akihabara registram um alto número de ciclistas utilizando celular ao pedalar, o que reforça a necessidade de mais conscientização.

Jovens e uso de celulares

No último levantamento, entre 2023 e 2024, um estudo realizado em cruzamentos movimentados do Japão revelou que muitos ciclistas ainda não sabem dos riscos legais e de segurança. Em uma observação recente no bairro de Akihabara, 108 ciclistas foram monitorados em apenas uma hora; quatro deles usavam o celular. Um estudante de 18 anos entrevistado afirmou que frequentemente checa mensagens enquanto pedala, o que já quase causou colisões.

“Quando ouço a notificação, acabo verificando a mensagem”, comentou o jovem, que disse não estar ciente da mudança na lei. “Agora que sei, pretendo parar a bicicleta antes de olhar o celular”, completou.

Punições para pedalar sob efeito de álcool

As alterações na lei também abrangem o uso de álcool. Até então, apenas ciclistas que estivessem visivelmente incapazes de pedalar com segurança eram penalizados. Com a nova regulamentação, o limite será o mesmo que para motoristas: 0,15 miligramas de álcool por litro de ar expelido. A penalidade para o ciclista embriagado pode chegar a três anos de prisão ou multa de até 500 mil ienes.

Restaurantes e bares estão sendo orientados a colaborar, evitando servir álcool a clientes que planejam pedalar após o consumo. Estabelecimentos e funcionários que desrespeitarem essa orientação poderão enfrentar penalidades.

Fonte: Asahi

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
11:34, nov 1, 2024
temperature icon 20°C
nublado
Humidity 58 %
Pressure 1024 mb
Wind 5 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 75%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 06:03
Sunset Sunset: 16:46

Postagens recentes