A temporada de gripe começou oficialmente em todo o Japão, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde do país. De acordo com a pasta, cerca de 5.000 instituições médicas em todo o território têm relatado o número de pacientes com diagnóstico de gripe. Na semana que terminou no último domingo, 5.127 pessoas foram diagnosticadas, um aumento de 829 casos em comparação com a semana anterior.
O número médio de pacientes por instituição médica atingiu 1,04, o que indica o início da temporada de gripe, segundo os critérios utilizados pelo ministério. Este é o segundo início mais precoce da temporada de gripe desde 2009, ano em que começou o registro com o método atual. Vale destacar que os dados não incluem o ano passado, quando uma epidemia de gripe se estendeu por todo o ano.
Entre as regiões com maior incidência, Okinawa registrou a média mais alta, com 10,64 casos por instituição. Outras regiões também apresentaram números significativos, como Shizuoka (2,09), Chiba (2), Oita (1,66) e Fukui (1,62). Ao todo, 32 das 47 prefeituras do país observaram um aumento no número de pacientes diagnosticados com gripe em relação à semana anterior.
Diante desse cenário, as autoridades de saúde do Japão estão reforçando a importância de medidas básicas de prevenção, como a lavagem frequente das mãos e o uso de máscaras.
Fonte: NHK