A campanha Cool Biz, promovida anualmente pelo governo japonês durante o final da primavera e o verão, foi iniciada nesta quarta-feira em todo o país. Conhecida por sua abordagem inovadora no ambiente corporativo, a iniciativa se estende até o dia 30 de setembro, incentivando os trabalhadores a adotarem um vestuário mais informal, como camisas de gola aberta e mangas curtas, substituindo os tradicionais ternos e gravatas.
Além da mudança no código de vestimenta, a campanha sugere que os escritórios ajustem os aparelhos de ar condicionado para a temperatura de 28 graus Celsius, uma medida que visa diminuir o consumo de energia elétrica e, consequentemente, as emissões de CO2.
No Ministério do Meio Ambiente, localizado em Kasumigaseki, Tóquio, já é possível observar funcionários aderindo à nova norma, com alguns optando por camisetas e as tradicionais camisas kariyushi, típicas do verão de Okinawa.
Iniciado em 2005 pelo então Primeiro-Ministro Junichiro Koizumi, o Cool Biz tinha como meta original a redução das emissões de carbono. A data de início da campanha foi antecipada para o mês de maio em 2011, após o desastre nuclear de Fukushima, como parte dos esforços para economizar energia diante das preocupações com a possível escassez elétrica.
Este ano, a campanha também faz parte do “deco-katsu”, um movimento mais amplo que visa a redução das emissões de gases de efeito estufa e a luta contra o aquecimento global.
Fonte: Japan Today