O governo japonês está reforçando suas estratégias de prevenção contra a mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar uma emergência de saúde pública em decorrência dos surtos na África. Na sexta-feira, autoridades japonesas revisaram os planos de resposta à doença, incluindo a coleta de dados sobre infecções e o fortalecimento das medidas de conscientização entre os viajantes.
O Ministério das Relações Exteriores do Japão emitiu um alerta de nível 1 para sete países africanos, recomendando que os viajantes tomem precauções ao visitá-los. Além disso, o governo se comprometeu a continuar aplicando as medidas de inspeção e tratamento implementadas durante o surto global de mpox em 2022.
O ministro da Saúde, Keizo Takemi, anunciou que o Japão está se preparando para fornecer vacinas e outros produtos médicos ao Congo, atendendo a um pedido do país africano. As autoridades destacaram a importância de manter a vigilância e a prontidão, especialmente em tempos de viagens internacionais.
Fonte: Japan Times