A partir desta quarta-feira, o Ministério do Meio Ambiente do Japão vai implementar um sistema de alerta especial de insolação, que ficará ativo até o dia 23 de outubro. Este sistema tem o objetivo de proteger a população contra ondas de calor extremas que podem ser prejudiciais à saúde.
Segundo o novo sistema, um alerta especial será emitido às prefeituras quando a previsão indicar que o índice de calor, que considera fatores como temperatura e umidade, possa atingir ou exceder 35 em todos os pontos de monitoramento de uma província no dia seguinte. Atualmente, o sistema existente já emite um alerta quando o índice alcança 33 ou mais, mas o novo sistema busca oferecer um aviso ainda mais rigoroso.
Os alertas especiais serão emitidos por volta das 14h, preparando os residentes para o calor intenso previsto. Com a emissão de um alerta, recomenda-se que as pessoas evitem sair de casa se não for necessário, permaneçam em ambientes climatizados e mantenham uma hidratação adequada.
Além disso, medidas especiais serão tomadas para proteger grupos vulneráveis, como idosos, bebês e crianças pequenas, incentivando as famílias e as comunidades locais a garantirem que esses grupos permaneçam em locais frescos.
As autoridades locais também estão preparando instalações públicas e privadas equipadas com ar-condicionado para servirem como abrigos temporários de resfriamento, que estarão disponíveis ao público sempre que o alerta especial for ativado.
Fonte: Japan Times