O governo do Japão está avaliando ampliar o número de setores que podem contratar estrangeiros com o visto de “Trabalhador Estrangeiro Especificado”. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (15) a um comitê do Partido Liberal Democrata, que está no poder.
Hoje, 16 setores podem empregar estrangeiros com esse tipo de visto, criado em 2019. A nova proposta sugere aumentar esse número para 19, incluindo agora áreas como gerenciamento de armazéns, coleta de lixo e fornecimento de roupas hospitalares e industriais.
O visto de “Trabalhador Estrangeiro Especificado” foi criado para atender setores com forte escassez de mão de obra, como construção civil, cuidados com idosos e agricultura. Muitos desses trabalhadores migraram de outro programa, o de estagiários técnicos.
Existem dois tipos de visto. O visto tipo 1 permite a permanência no Japão por até cinco anos, sem direito de trazer a família. Já o tipo 2 pode ser renovado indefinidamente, abre caminho para a residência permanente e permite a entrada de cônjuge e filhos.
Segundo a Agência de Imigração do Japão, mais de 280 mil estrangeiros tinham esse visto até o fim de 2024.
A possível ampliação visa reforçar setores que enfrentam dificuldades para contratar trabalhadores japoneses. A proposta ainda precisa passar por mais análises antes de ser aprovada.
Fonte: Mainichi