A média de temperatura no Japão em 2024 deve atingir um novo recorde, superando o de 2023, de acordo com dados preliminares divulgados pela Agência Meteorológica do Japão nesta quarta-feira (25).
Até novembro deste ano, as temperaturas ficaram 1,64°C acima da média anual calculada com base nos 30 anos até 2020. Esse aumento representa o maior já registrado desde o início da coleta de dados, em 1898, superando o recorde do ano passado, que foi 1,29°C acima da média.
A agência explica que o aumento das temperaturas foi causado por correntes de ar quente trazidas por ventos de oeste, que se deslocaram mais ao norte do que o normal, somados aos impactos do aquecimento global.
“As temperaturas estiveram anormalmente altas”, disse um representante da Agência Meteorológica.
O aquecimento no Japão tem sido evidente nos últimos anos. Entre 2019 e 2023, o país registrou os cinco anos mais quentes de sua história. Em uma análise de longo prazo, a temperatura média no Japão aumentou 1,35°C por século, de acordo com a agência.
Os mares ao redor do país também atingiram recordes, com a temperatura média da superfície das águas marcando 1,46°C acima da média anual até o final de novembro, superando o recorde anterior registrado em 2023.
Fonte: Kyodo News