A cidade de Mukawa, na província de Hokkaido, registrou nesta segunda-feira (16) a temperatura mais baixa da temporada: -20,5°C. O frio extremo foi medido por volta das 6h da manhã em Hobetsu, localizada a cerca de 70 quilômetros ao sudeste de Sapporo.
Além de Mukawa, outras regiões de Hokkaido também apresentaram temperaturas muito baixas. Em Nakatonbetsu, os termômetros marcaram -19,5°C; em Atsuma, -18°C; e em Horokanai, -14,9°C. Mesmo em Sapporo, a maior cidade da província, a temperatura caiu para -5,6°C.
Frio extremo atinge todo o país
O frio intenso não está restrito a Hokkaido. Desde sexta-feira (13), mais de 500 localidades em todo o Japão registraram temperaturas abaixo de 0°C. No domingo (15), o número subiu para 565 pontos, com destaque para Tóquio, que registrou 0,8°C, o dia mais frio na capital até agora nesta temporada.
Tempo seco preocupa meteorologistas
Além das baixas temperaturas, os meteorologistas emitiram um alerta de tempo seco para 24 províncias, incluindo Tóquio. Esse alerta já está em vigor há 10 dias consecutivos e deve se manter por pelo menos mais uma semana.
A combinação de ar seco e temperaturas baixas preocupa, especialmente nas regiões ao longo do Oceano Pacífico, onde, apesar do frio, os dias seguem ensolarados.
Fonte: TBS