No último domingo (15/09), a série “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” fez história ao vencer 18 prêmios no Emmy Awards 2024, tornando-se a produção mais premiada em uma única edição. A série, que já era favorita com 25 indicações, trouxe para o palco uma grande celebração da cultura japonesa, destacando o talento e a riqueza histórica do país.
Entre os prêmios conquistados, 14 foram em categorias técnicas, como figurino, efeitos visuais e design de produção. O grande destaque, porém, foi para os atores Sanada Hiroyuki e Sawai Anna, os primeiros japoneses a vencerem prêmios de atuação no Emmy. Sanada, visivelmente emocionado, afirmou que sentiu “o peso do momento” e destacou a importância dessa vitória para o Japão.
Além disso, “Xógum” também quebrou barreiras ao se tornar o primeiro programa em língua não-inglesa a vencer o prêmio de Melhor Série Dramática. A série, dirigida por Frederick E. O. Toye, destacou-se em algumas das categorias mais prestigiadas da noite.
Uma jornada pela história do Japão
Baseada no romance de James Clavell, “Xógum” retrata as disputas políticas e culturais do Japão do século 17, através da história de John Blackthorne, um marinheiro inglês que naufraga no país. A série destaca figuras históricas e explora o choque cultural entre o Ocidente e o Japão feudal, trazendo uma narrativa envolvente e visualmente impressionante.
Transmitida no Japão pela plataforma Disney+, “Xógum” já conquistou uma grande base de fãs tanto entre japoneses quanto entre estrangeiros que vivem no país, incluindo a comunidade brasileira.
Fonte: O Globo