O governo japonês anunciou que todos os novos modelos de veículos automáticos deverão sair de fábrica, a partir de setembro de 2028, com um dispositivo de segurança que evita aceleração acidental. A medida foi tomada após diversos casos de acidentes causados por motoristas, principalmente idosos, que pisaram no acelerador em vez do freio.
Apesar da nova exigência, a mudança deve ter pouco impacto na indústria automotiva, já que quase 94% dos carros fabricados no Japão em 2023 já saíram com o sistema instalado.
Segundo o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo, a medida será incluída na revisão de uma portaria baseada na Lei de Veículos de Transporte Rodoviário. A regra valerá apenas para veículos com câmbio automático — carros com câmbio manual ficarão de fora.
O dispositivo deve impedir que o veículo acelere de forma repentina se houver um obstáculo entre 1 e 1,5 metro à frente, mantendo a velocidade abaixo de 8 km/h, mesmo que o motorista pise fundo no acelerador. O sistema também vai alertar o condutor por meio de avisos dentro do carro.
O objetivo é reduzir acidentes causados por erro humano, principalmente entre motoristas mais velhos, e aumentar a segurança no trânsito japonês.
Fonte: Kyodo News