O governo japonês anunciou que começará a aplicar, a partir do ano fiscal de 2028, um sistema de triagem antecipada para viajantes de países isentos de visto para estadias de curta duração. A medida faz parte da estratégia nacional para reforçar a segurança nas fronteiras e dar suporte ao crescimento do turismo internacional no país.
O novo sistema será inspirado no modelo norte-americano chamado ESTA, que exige o envio prévio de informações pessoais e do itinerário de viagem. A proposta é que o processo aconteça antes do embarque, com o objetivo de identificar riscos como histórico criminal ou permanência ilegal anterior no Japão.
Os dados serão avaliados pela Agência de Serviços de Imigração do Japão, que poderá negar a autorização de embarque de pessoas consideradas inadequadas para entrada no país. A triagem digital será obrigatória para cidadãos de 71 países e regiões que atualmente não precisam de visto para visitar o Japão por curtos períodos, entre eles Estados Unidos e Coreia do Sul.
Em 2024, o Japão recebeu um número recorde de turistas, com 36,87 milhões de visitantes estrangeiros, um aumento de 47,1% em relação ao ano anterior. A meta do governo é atingir 60 milhões de visitantes até 2030.
Fonte: Kyodo News