O jardim japonês do Museu de Arte Adachi, localizado em Yasugi, na província de Shimane, foi reconhecido como o melhor jardim do Japão pelo 22º ano consecutivo, segundo a revista norte-americana Sukiya Living Magazine (The Journal of Japanese Gardening).
O ranking é elaborado por cerca de 30 especialistas em jardinagem, principalmente da Europa e dos Estados Unidos, que avaliam aproximadamente 1.000 jardins no Japão. Os 50 melhores são selecionados anualmente com base na qualidade dos jardins e sua harmonia com as edificações ao redor.
O jardim do museu, que ocupa uma área de cerca de 165.000 metros quadrados, é um exemplo de karesansui (jardim seco zen), integrando as montanhas da paisagem local como parte do design. A manutenção é realizada por uma equipe de sete jardineiros em tempo integral, que garantem a preservação dos detalhes e da atmosfera única do espaço.
Desde a inauguração do museu em 1970, uma prática de hospitalidade se destaca: funcionários disponíveis ajudam a limpar o jardim todas as manhãs, o que também foi reconhecido e elogiado no ranking.
Takanori Adachi, diretor do museu, afirmou: “Todos nós trabalhamos juntos para preservar e cuidar do jardim, para que os visitantes fiquem encantados e desejem voltar, além de mostrar ao mundo o encanto dos jardins japoneses.”
Fonte: Japan Times