Jovens no Japão estão passando, em média, quase cinco horas por dia conectados à internet durante a semana, revela uma pesquisa recente do governo. O estudo, conduzido pela Agência para Crianças e Famílias, destaca um aumento no tempo online entre estudantes, com vídeos sendo o principal uso da rede.
O levantamento de 2023 aponta que 65% das crianças de 10 anos já possuem seus próprios smartphones, um reflexo do crescente acesso à tecnologia nesta faixa etária. Para estudantes do ensino médio, o uso diário da internet atinge seis horas e 14 minutos, um aumento de 29 minutos comparado ao ano anterior. Alunos do ensino fundamental não ficam muito atrás, com aqueles de 10 anos ou mais navegando por três horas e 46 minutos diariamente.
Os dados também mostram que mais da metade das crianças de sete anos usam a internet para fins educativos, impulsionados por uma iniciativa governamental que fornece um computador ou tablet por aluno.
Em relação à posse de smartphones, a pesquisa revela que 21,3% das crianças de sete anos já têm um dispositivo próprio. Esse número salta para 65,2% aos dez anos, 91,9% aos 13 anos e alcança impressionantes 99,1% aos 16 anos.
Apesar da alta posse de smartphones, 83,4% dos pais com filhos de 10 anos ou mais impõem restrições ao uso dos dispositivos. O controle parental, que bloqueia o acesso a sites inadequados, é a medida mais comum, adotada por 44,2% dos responsáveis.
Para as crianças mais novas, até nove anos, os pais optam por supervisionar o uso dos dispositivos na presença de um adulto (61,9%) e estabelecer limites de horário e local para a utilização dos aparelhos (58,1%).
A pesquisa, que ocorreu entre novembro e dezembro do ano passado, coletou respostas de 2.160 pais de crianças de zero a nove anos, 3.279 alunos de dez a 17 anos e 3.322 de seus responsáveis.
Fonte: Japan Today