A irmã do líder norte-coreano Kim Jong-um, Kim Yojong, realizou uma declaração descartando qualquer tentativa de diálogo com os Estados Unidos, além de ameaçar o país ao garantir que o lançamento do míssil balístico, ICBM, que ocorreu na semana passada, é somente o início de uma ofensiva militar que está em andamento.
Segundo o responsável pela política de segurança dos Estados Unidos, o Conselheiro de Segurança Nacional Sullivan, reiterou durante uma entrevista no dia 16, que a Coreia do Norte, não está atendendo aos pedidos de diálogo por parte dos EUA e está acelerando o desenvolvimento de armas nucleares e mísseis.
Em resposta a isso, Kim Yojong, informou no dia 17, por meio da Agência Central Coreana de Notícias, que é um absurdo pensar que a desnuclearização irreversível consiga ser atingida por meio da suspensão temporária de exercícios militares conjuntos ou alívio de sanções, demonstrando uma postura de recusa ao diálogo.
As declarações de Yojong ocorrem próximo ao 70º aniversário da assinatura do Armistício da Guerra da Coreia, comemorado no dia 27 deste mês que é considerado como uma vitória sobre os EUA.
CREDITOS- NHK