A linha Kyushu Shinkansen, no sudoeste do Japão, será a primeira do país a adotar um sistema de preços dinâmicos para passagens de trem-bala. A novidade foi anunciada nesta terça-feira pela operadora JR Kyushu, após um teste bem-sucedido que ajudou a aliviar o congestionamento.
A partir de 1º de julho, passagens compradas online para viagens entre a estação Hakata, em Fukuoka, e a estação Kumamoto, em Kumamoto, terão preços variáveis. As tarifas serão ajustadas conforme a demanda e o momento da compra, e estarão disponíveis para bilhetes comprados com uma semana a um mês de antecedência.
Os valores das passagens antecipadas para adultos, com reserva de assento, serão de 4.200 ienes, 3.800 ienes ou 3.400 ienes. Antes da implementação do sistema de preços dinâmicos, o preço fixo para passagens antecipadas na mesma rota era de 3.800 ienes. Para bilhetes comprados dentro de uma semana antes da viagem, o custo é de 5.230 ienes.
A rota entre Hakata e Kumamoto é a mais popular da região, com uma viagem de apenas 32 minutos. JR Kyushu informou que, no momento, não há planos de estender o sistema de preços dinâmicos para outras partes da linha Kyushu Shinkansen ou para a linha Nishi Kyushu Shinkansen, que liga Nagasaki à estação Takeo-Onsen, em Saga.
Fonte: Mainichi