Um fenômeno raro chamou a atenção de turistas e especialistas em Aso, na província de Kumamoto. O lago da cratera nº 1 do Monte Nakadake, parte do complexo vulcânico de Aso, voltou a apresentar coloração verde pela primeira vez em seis anos.
Segundo autoridades locais, a mudança foi registrada em 22 de janeiro por técnicos do Escritório Cooperativo de Aso para Mitigação de Desastres Vulcânicos, que atua sob a Agência Meteorológica do Japão. A água, que pode atingir até 30 metros de profundidade, manteve o tom esverdeado ao longo de fevereiro e março.
O tom verde indica baixa atividade vulcânica e está relacionado à presença de íons ferrosos. Já em períodos de maior atividade, o lago costuma adquirir coloração branco-leitosa ou acinzentada devido à presença de cinzas e areia vulcânica.
Em 10 de março, o lago registrava temperatura de cerca de 60 graus Celsius, sem alterações significativas em relação ao mês anterior. O volume da água também se mantém estável, em cerca de 80% do nível máximo registrado em outubro de 2011.
A última vez que o lago ficou verde foi entre janeiro e março de 2019. Na época, a atividade vulcânica aumentou, o volume da água caiu drasticamente e o lago desapareceu em abril daquele ano. Em outubro de 2021, uma erupção com fluxo piroclástico alterou o formato da cratera, que teve parte do fundo rebaixada. O lago reapareceu após essa erupção.
Com a atividade do vulcão sob controle e o clima favorável, turistas, inclusive estrangeiros, conseguiram observar o lago verde em março, mesmo com a presença de fumaça vulcânica. O acesso à área é permitido somente quando o nível de alerta está baixo.
A superfície do lago fica cerca de 140 metros abaixo da borda da cratera, onde estão localizadas as áreas de observação. Em dias mais frios e úmidos, a visão costuma ser prejudicada pela fumaça branca.
As autoridades acreditam que, se a atividade vulcânica continuar estável, o lago verde poderá ser visto com mais frequência até o início do verão, incluindo durante o feriado prolongado da Golden Week, no começo de maio.
Ao lado de uma área de descanso próxima à cratera, há um monumento com um poema escrito pelo imperador Naruhito quando ainda era príncipe herdeiro. O poema menciona um lago de cor azul em meio à fumaça de Aso.
Fonte: Asahi