As duas maiores redes de farmácia do Japão, Welcia Holdings e Tsuruha Holdings, anunciaram nesta sexta-feira (11) que vão unir suas operações a partir de 1º de dezembro deste ano. A fusão acontece dois anos antes do previsto e dará origem a um grupo com vendas anuais superiores a 2 trilhões de ienes.
Segundo o comunicado das empresas, a Tsuruha fará a incorporação total da Welcia por meio de uma troca de ações. A operação é liderada pela varejista Aeon Co., que possui participação acionária em ambas as companhias.
A Aeon informou que pretende aumentar sua participação na Tsuruha para 50,9% por meio de uma oferta pública que seguirá até janeiro de 2026. A Welcia deixará de ser listada na Bolsa de Tóquio em 27 de novembro, enquanto a Tsuruha continuará com capital aberto.
A fusão entre as redes deve gerar uma economia estimada de 50 bilhões de ienes em três anos, com ganhos operacionais em logística, fornecimento e desenvolvimento de produtos.
Com o apoio da Aeon, o novo grupo pretende atingir 3 trilhões de ienes em vendas e 210 bilhões de ienes em lucro operacional até o final do ano fiscal de 2032.
Fonte: Nippon