NAGASAKI — A polícia de Nagasaki enviou uma carta de agradecimento a Ryotaro Nagahama, um menino de 9 anos, por ajudar uma idosa que estava perdida. O estudante da quarta série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Kogakura utilizou conhecimentos sobre demência, adquiridos na escola, para prestar auxílio.
O incidente ocorreu em 18 de agosto, quando Ryotaro voltava para casa, por volta do meio-dia, após visitar a casa de um amigo. Uma senhora na casa dos 80 anos, visivelmente confusa, parou o garoto e perguntou: “Em qual escola você estuda? Minha filha pode estar lá.”
Desconfiado do comportamento da mulher, Ryotaro correu para casa e informou sua mãe. Em seguida, ele voltou ao local onde havia encontrado a senhora, que não conseguiu explicar onde morava. O garoto então a acompanhou até sua escola, enquanto sua mãe foi a um posto policial para relatar a situação. A polícia tomou providências e a idosa foi levada para casa sob proteção.
A Escola Kogakura oferece aulas práticas para seus alunos da quarta série sobre como lidar com pessoas que possam estar perdidas, especialmente aquelas com demência. Ryotaro aplicou o que aprendeu antes das férias de verão para confortar a mulher.
“Fiquei nervoso, mas estou feliz por ter ajudado”, disse Ryotaro ao receber um certificado de agradecimento da Delegacia de Polícia de Oura, em 2 de setembro. Ele acrescentou: “Quero continuar ajudando outras pessoas em dificuldade.” O chefe da delegacia, Hisamitsu Ichinose, elogiou a ação do menino: “A educação na escola e em casa foi fundamental nesse resgate. Com o aumento de casos de idosos desaparecidos, queremos contar com a colaboração de toda a comunidade para garantir a segurança de todos.”