O mercado de petiscos para cães e gatos no Japão segue em franca expansão, impulsionado pela crescente preocupação dos donos com a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação. Um dos destaques desse segmento são os tratamentos que também funcionam como pasta de dente, cujas vendas têm aumentado significativamente.
Durante a pandemia de COVID-19, muitos donos de pets passaram mais tempo em casa, o que aumentou a frequência de mimos dados aos animais. Além disso, a longevidade cada vez maior dos pets tem levado a uma maior conscientização sobre a necessidade de cuidados especiais, inclusive com a saúde bucal dos animais.
Apesar do aumento geral nos preços ao consumidor, o setor de produtos para animais de estimação continua a ver um crescimento robusto, com novas empresas entrando no mercado constantemente. Yuji Kimura, diretor administrativo da Lion Pet Co., afirma: “Existe um grande potencial para expansão no mercado de petiscos para pets. As guloseimas que funcionam como pasta de dente estão sendo especialmente bem-sucedidas.”
Esses produtos ajudam a remover a placa bacteriana enquanto os animais mastigam, melhorando a saúde dental sem esforço adicional por parte dos donos. Em 2023, as vendas de produtos de higiene bucal para pets cresceram 11,7% em relação ao ano anterior.
A Unicharm Corp., conhecida por seus produtos de cuidado com pets, registrou um aumento em suas vendas, alcançando ¥139,4 bilhões em 2023, um crescimento de 1,7 vezes em comparação com 2018. Recentemente, em parceria com a Morinaga & Co., a Unicharm lançou uma versão canina dos populares biscoitos Marie, tradicionalmente destinados a humanos. “Cada vez mais, os donos de pets buscam oferecer alimentos de alta qualidade para seus animais”, comenta um porta-voz da Unicharm.
Apesar de uma leve queda no número de cães e gatos como pets, o gasto dos donos com esses animais tem aumentado, indicando uma maior disposição em investir em produtos de qualidade.
O mercado de alimentos para pets, que já era estável antes da pandemia, cresceu consistentemente desde 2020. Em 2023, o valor de vendas de petiscos para animais de estimação foi 1,4 vezes maior do que em 2017. “Diferente dos produtos alimentícios para humanos, que tendem a ver queda nas vendas com o aumento dos preços, o mercado de petiscos e outros produtos premium para pets está impulsionando o setor”, analisa Toshimitsu Kiji da Intage Inc.
Fonte: Japan Times