23/11/2024 12:54

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

Mercado japonês em queda: Nikkei cai 5% após vitória de Ishiba e fortalecimento do iene

O índice Nikkei, principal referência da Bolsa de Valores de Tóquio, registrou uma queda acentuada de quase 5% nesta segunda-feira, marcando sua terceira maior perda do ano. A queda ocorreu após a vitória de Shigeru Ishiba na disputa pela liderança do Partido Liberal Democrata (PLD), o que levou ao fortalecimento do iene e à consequente desvalorização das ações de grandes exportadoras. Com isso, o Nikkei fechou o dia em 37.919,55 pontos, uma queda de 1.910,01 pontos, ou 4,8%, enquanto o índice Topix, mais abrangente, encerrou com uma desvalorização de 3,47%, marcando 2.645,94 pontos.

Ishiba, que está prestes a se tornar o próximo primeiro-ministro do Japão, derrotou Sanae Takaichi em uma eleição acirrada no PLD na última sexta-feira. A vitória de Ishiba trouxe novas expectativas para a política monetária do país, uma vez que ele apoia a elevação dos juros e possíveis ajustes no imposto sobre ganhos de capital, posições consideradas menos favoráveis ao mercado em comparação com Takaichi, que é vista como uma defensora da flexibilização monetária. A expectativa de políticas mais rígidas por parte de Ishiba, que deve dar suporte ao Banco do Japão (BOJ) para normalizar as taxas de juros, fez com que o iene se fortalecesse, afetando diretamente as empresas exportadoras, que dependem de um iene mais fraco para aumentar seus lucros internacionais.

Com o fortalecimento do iene, o dólar americano chegou a ser negociado a 142,37 ienes, uma queda considerável em relação ao fechamento de 143,18 ienes na sexta-feira. Esse movimento pressionou ainda mais as ações das principais exportadoras japonesas, como Toyota, Honda e Nissan, que viram seus papéis caírem 7,6%, 7% e 6%, respectivamente. Outros setores também foram afetados, com o segmento de equipamentos de transporte, imóveis e corretoras de valores liderando as quedas no mercado.

Enquanto o mercado financeiro japonês lida com a volatilidade pós-eleição, outros mercados asiáticos seguiram caminhos diferentes. Na China, por exemplo, as ações dispararam após o governo anunciar novas medidas de estímulo econômico para reanimar o setor imobiliário e os mercados financeiros. O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 3,3%, enquanto o Shanghai Composite avançou 6,8%, impulsionado por um pacote de suporte ao setor imobiliário e a redução nas taxas de hipoteca para empréstimos residenciais.

 

Fonte: Kyodo News

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
12:54, nov 23, 2024
temperature icon 15°C
algumas nuvens
Humidity 31 %
Pressure 1016 mb
Wind 27 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 20%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 06:25
Sunset Sunset: 16:30

Postagens recentes