Os preços do arroz continuam em alta nos supermercados japoneses, apesar da chegada às prateleiras dos estoques nacionais liberados no fim de março.
Segundo o Ministério da Agricultura do Japão, o valor médio de um pacote de 5 quilos chegou a 4.206 ienes na semana encerrada em 30 de março. O dado faz parte de uma pesquisa semanal feita em aproximadamente mil supermercados.
Esse é o 13º aumento consecutivo no preço do arroz. A expectativa era que a liberação dos estoques do governo ajudasse a conter a alta, mas, segundo o ministério, a quantidade disponibilizada até agora ainda é pequena.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, o preço do arroz mais que dobrou. Já as vendas caíram 3,1%.
Para o pesquisador-chefe do Instituto de Economia da Distribuição do Japão, Orikasa Shunsuke, o problema principal é a escassez de arroz no mercado. Ele afirma que o volume liberado dos estoques não foi suficiente para atender à demanda.
Orikasa explicou que o setor ainda sente a falta de oferta e, por isso, os preços seguem altos. Ele acredita que os valores devem se manter no patamar atual ou cair levemente, já que este é um período em que o estoque costuma ser mais baixo, antes da chegada da nova safra.
Fonte: NHK