O Ministério da Saúde do Japão fez um alerta sobre o aumento acelerado nos casos de gripe sazonal em todo o país. Entre os dias 9 e 15 de dezembro, foram registrados 94.259 novos casos em cerca de 5 mil instituições médicas designadas, de acordo com dados divulgados em 20 de dezembro.
A média nacional por clínica chegou a 19,06 casos, mais que o dobro da média da semana anterior, que era de 9,03. Esse número também ultrapassa o índice de 10 casos por clínica, utilizado como referência para medidas de precaução contra a disseminação da gripe.
As províncias de Oita e Fukuoka, ambas em Kyushu, lideram os números com médias de 37,22 e 35,4 casos por instituição, respectivamente, acima do limite de alerta, que é de 30 casos. Em todo o país, 40 províncias, incluindo Tóquio (17,36 casos) e Osaka (21,79 casos), já ultrapassaram o nível de atenção.
Além disso, o número de turmas escolares suspensas dobrou em relação à semana anterior. Foram 2.182 turmas paralisadas devido à quantidade de estudantes infectados, contra 1.087 na semana anterior e 560 há duas semanas.
O número de internações também aumentou significativamente, com 1.316 pacientes hospitalizados na última semana, frente aos 628 registrados na anterior.
Especialistas apontam que o comportamento da gripe sazonal está retomando padrões anteriores à pandemia de COVID-19. No entanto, o aumento simultâneo de casos de COVID-19 preocupa autoridades de saúde, devido ao risco de uma propagação concomitante das duas doenças.
O médico Norio Sugaya, especialista em doenças infecciosas, alertou sobre o maior risco para idosos, já que as taxas de mortalidade por gripe e COVID-19 são mais altas em pessoas com 65 anos ou mais.
Entre as medidas de prevenção recomendadas estão a ventilação de ambientes, lavagem frequente das mãos e cuidados redobrados durante as festas de fim de ano, quando encontros familiares são comuns. Sugaya ressaltou que ainda é possível para pessoas em grupos de risco tomarem a vacina contra a gripe.
Fonte: Asahi