O ministro da Economia do Japão, Ken Saito, alertou que o país precisa permanecer vigilante para evitar uma escassez de eletricidade neste verão. De acordo com Saito, a dependência de usinas elétricas mais antigas aumenta o risco de interrupções repentinas no fornecimento de energia.
“Não podemos descartar apertos temporários de energia à frente”, afirmou Saito durante uma coletiva de imprensa. “A situação exige que permaneçamos em alerta máximo.”
Preparativos e medidas de economia de energia
Apesar de Tóquio ter garantido combustível suficiente para lidar com os picos de demanda esperados devido ao aumento das temperaturas, o ministro pediu que a população não desperdice energia elétrica. “Apaguem as luzes dos cômodos vazios e usem a energia de forma consciente”, recomendou Saito.
Saito também mencionou que as usinas termelétricas, temporariamente fechadas para manutenção no início do ano, devem voltar a operar até o final deste mês. Equipamentos defeituosos em outras instalações também estão sendo reparados mais rapidamente do que o previsto.
Em paralelo, o ministro informou que autoridades do governo e representantes das empresas discutirão medidas concretas na próxima terça-feira para lidar com a crescente escassez de combustível de jato.
Fonte: Japan Times