A Nestlé Japão anunciou que vai aumentar os preços de 133 produtos a partir de fevereiro do próximo ano. A empresa, que é uma das principais fabricantes de alimentos no país, explicou que a decisão foi tomada devido à desvalorização do iene e ao aumento dos custos de ingredientes.
Entre os produtos que sofrerão reajustes estão o café instantâneo e o chocolate, itens populares entre os consumidores japoneses. No caso de 12 itens de café instantâneo, os preços terão um aumento de 10% a 20% ou a quantidade nos pacotes será reduzida. Já os preços de oito tipos de café engarrafado terão um reajuste entre 21% e 28%.
Os chocolates e outros doces da Nestlé também serão afetados. A empresa informou que os preços de algumas variedades poderão aumentar de 7% a 44%, com determinados produtos também sofrendo uma redução no volume de suas embalagens.
A Nestlé citou o aumento global dos preços de matérias-primas, como grãos de café e cacau, como um dos principais motivos para os reajustes. Além disso, os custos de aquisição têm subido rapidamente devido à fraqueza do iene em relação a outras moedas, o que torna mais caro importar esses insumos.
A empresa destacou que já vem enfrentando dificuldades para absorver essas despesas apenas com medidas internas, como a redução de custos operacionais, e que tem sido obrigada a reajustar os preços de seus produtos uma ou duas vezes por ano para lidar com as pressões financeiras.
Fonte: NHK