A Bolsa de Valores de Tóquio registrou um forte aumento nesta quinta-feira (14), com o índice Nikkei 225 subindo mais de 2%, após o Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve) reduzir as taxas de juros pela primeira vez em quatro anos e meio. O índice encerrou o dia em 37.155 pontos, com uma alta de 2,13% em relação ao fechamento anterior.
No início do dia, o Nikkei chegou a subir quase 3%, passando a marca dos 37 mil pontos pela primeira vez em duas semanas. A decisão do Fed de ajustar sua política monetária foi bem recebida pelos investidores, já que ela visa impulsionar o crescimento econômico dos Estados Unidos, o que favorece as empresas japonesas com negócios no mercado americano.
A taxa de câmbio do iene, que havia fortalecido após o anúncio do Fed, recuou para o nível de 143 ienes por dólar nas negociações em Tóquio nesta quinta-feira. A declaração do presidente do Fed, Jerome Powell, aliviou as preocupações de que os cortes nas taxas de juros continuariam no mesmo ritmo.
O corte de meio ponto percentual foi o primeiro desde os primeiros meses da pandemia de COVID-19. Com isso, o foco dos investidores agora se volta para o Banco do Japão, que deve anunciar sua decisão de política monetária nesta sexta-feira, após o término de sua reunião de dois dias.
Fonte: NHK