A montadora japonesa Nissan vai reduzir a produção do SUV Rogue na fábrica de Kyushu, no Japão, por causa das tarifas impostas pelos Estados Unidos. O modelo é o carro mais vendido da marca no mercado americano.
De acordo com informações da agência Reuters, a produção do Rogue será cortada em cerca de 13 mil unidades no período de três meses. O número representa mais de 20% do total vendido nos EUA entre janeiro e março deste ano, quando foram comercializadas cerca de 62 mil unidades.
A fábrica de Kyushu, localizada no sudoeste do Japão, vai continuar funcionando com dois turnos diários, mas os funcionários terão jornada reduzida entre maio e julho. Algumas linhas também devem parar por alguns dias.
A Nissan informou, em nota, que está revendo sua operação e a cadeia de suprimentos para buscar soluções mais eficientes e sustentáveis diante da crise comercial provocada pelas tarifas. A empresa reforçou o compromisso com a adaptação ao mercado, preservando empregos e a capacidade de produção.
No comunicado, a empresa disse: “Nossa abordagem será cuidadosa e deliberada à medida que lidamos com os efeitos imediatos e de longo prazo”.
O Rogue foi o carro mais vendido da Nissan nos Estados Unidos em 2024, com quase 246 mil unidades emplacadas. O modelo representou mais de um quarto das vendas da marca no país.
Além do Japão, o Rogue também é produzido em Smyrna, no estado americano do Tennessee. Inicialmente, havia a previsão de corte na produção por lá também, com a eliminação de um dos dois turnos a partir de abril. No entanto, a empresa voltou atrás e manteve a operação normalmente.
Fonte: Reuters