A Nissin Food Products Co., renomada fabricante japonesa de macarrão instantâneo, recebeu um alerta sério da Comissão de Comércio Justo do Japão (JFTC) nesta quinta-feira. A empresa é acusada de possíveis violações à lei antimonopólio ao influenciar o aumento dos preços de seus produtos nos pontos de venda.
O caso envolve cinco produtos populares, incluindo o famoso “Cup Noodles”. De acordo com a JFTC, a Nissin teria pressionado os varejistas a elevar os preços de venda, justificando que seus concorrentes fariam o mesmo. Além disso, a empresa monitorou de perto os preços praticados nas prateleiras e nos recibos para garantir que as lojas seguissem suas diretrizes.
A Nissin também teria estabelecido preços mínimos para os dias de promoção, oferecendo descontos nos preços de atacado para os varejistas que seguissem essas orientações. Tais práticas, segundo a JFTC, restringiram a capacidade dos consumidores de encontrar preços mais baixos, forçando-os a pagar mais do que o necessário.
Em resposta ao alerta, a Nissin declarou: “Levamos esse aviso a sério e trabalharemos em melhorias para fortalecer ainda mais nosso sistema de conformidade legal.”
Fonte: Japan Times