A construtora Kajima Corp. anunciou o início das operações de um serviço de ônibus autônomo de Nível 4 em um complexo empresarial próximo ao Aeroporto de Haneda, em Tóquio. O lançamento está previsto para agosto e tem como objetivo enfrentar a crescente escassez de motoristas no Japão.
O ônibus, capaz de operar sem intervenção humana sob certas condições, circulará a uma velocidade de até 12 km/h em um circuito de 800 metros no Haneda Innovation City, localizado no distrito de Ota. Embora o veículo possa operar autonomamente, um membro da equipe estará a bordo para garantir a segurança e assumir o controle manual, se necessário.
Essa iniciativa é uma parceria entre a Kajima Corp. e outras empresas, incluindo a Boldly Inc., uma subsidiária da SoftBank. As operações do ônibus serão monitoradas a partir de uma base na Prefeitura de Ibaraki.
Com a crescente falta de motoristas em todo o Japão, espera-se que esse projeto pioneiro sirva de modelo para outras regiões. A Kajima e a Boldly também planejam expandir o serviço para uma rota que conecte o complexo empresarial diretamente ao Aeroporto de Haneda.
Fonte: Japan News