O governo japonês anunciou planos na sexta-feira, 21, para lançar um novo teste oficial de língua japonesa destinado a estrangeiros. Essa iniciativa faz parte de um conjunto de reformas de imigração voltadas a facilitar a vida dos imigrantes no Japão e atrair talentos internacionais.
O novo teste de habilidade na língua japonesa deve ser implementado no ano fiscal de 2024. Embora os detalhes específicos ainda estejam sendo definidos, a expectativa é que ele ajude os potenciais trabalhadores estrangeiros a aprimorarem suas habilidades no idioma.
Além do novo teste, o Japão pretende substituir o atual sistema de formação técnica de estagiários por um novo quadro de vistos. Este novo sistema dará preferência àqueles que demonstrarem um certo nível de proficiência na língua japonesa. Ele também permitirá que os trabalhadores mudem de emprego dentro da mesma área de atuação e fará transições para vistos de trabalhadores qualificados específicos, que poderão conceder até cinco anos de emprego e permitir que familiares acompanhem os trabalhadores, dependendo do tipo de visto.
Outra mudança importante será a exigência para que estrangeiros elegíveis para isenção de visto de curto prazo declarem o propósito da estadia e informações familiares antes de viajarem para o Japão. Os viajantes precisarão fornecer seu nome e informações do passaporte antes da chegada, em um sistema semelhante ao Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem (ESTA) dos EUA. Aqueles em viagens de negócios ou médicas deverão fornecer informações adicionais.
“Nosso objetivo é criar uma sociedade onde japoneses e estrangeiros se respeitem e possam viver juntos em segurança”, afirmou o secretário-chefe de gabinete, Yoshimasa Hayashi.
Fonte: TBS