A onda de calor que atingiu o Japão neste sábado, dia 6, está longe de terminar. Com um sistema de alta pressão dominando, as temperaturas extremas estão previstas para continuar, especialmente nas regiões oeste e leste do país. A previsão para hoje é de calor perigoso, com temperaturas se aproximando dos 40º C em várias áreas.
No dia 6, 132 dos 914 pontos de medição do Japão registraram temperaturas de 35 º C ou mais. A cidade de Shimanto, na província de Kochi, alcançou 37,8º C, essa onda de calor já fez vítimas: quatro idosos morreram sob suspeita de insolação nas províncias de Ehime, Tokushima, Tottori e Oita.
Em Tóquio, a temperatura chegou a 34,2 º C. O Corpo de Bombeiros da capital japonesa relatou que, até às 21h do dia 6, 119 pessoas, entre 2 e 99 anos, foram hospitalizadas com suspeita de insolação. À noite, a situação se agravou com condições atmosféricas instáveis, trazendo fortes chuvas e trovões na região de Kanto. No aeroporto de Haneda, voos foram suspensos por cerca de duas horas e meia devido a raios.
Para o dia 7 de julho, a Agência Meteorológica do Japão prevê que o calor extremo continuará. A cidade de Chichibu, na província de Saitama, deve atingir 39º C, e muitas outras áreas podem se aproximar dos 40º C. O Ministério do Meio Ambiente, juntamente com outras organizações, emitiu um alerta de insolação para diversas regiões, recomendando que a população evite saídas desnecessárias e tome precauções contra o calor.
Fonte: Yomiuri