23/11/2024 16:49

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

Ônibus em Kumamoto abandonam cartões IC nacionais e adotam novos métodos de pagamento

Cinco empresas de ônibus e trens na província de Kumamoto decidiram abandonar o sistema de pagamento com cartões IC nacionais, como Suica, ICOCA e Hayakaken, até o final do ano. A mudança visa adotar métodos de pagamento mais modernos e econômicos, como cartões de crédito e QR code.

As empresas Kyushu Sanko Bus Co., Sanko Bus Co., Kumamoto Electric Railway Co., Kumamoto Bus Co. e Kumamoto Toshi Bus Co. anunciaram a decisão em 27 de maio. Desde 2016, essas empresas utilizam o sistema de cartões IC, que atualmente representa 24% dos pagamentos dos passageiros.

Apesar do subsídio governamental para a instalação inicial do sistema, não há suporte financeiro para atualizações. Com o contrato de manutenção expirando em março de 2025, as empresas estimaram que a atualização dos equipamentos custaria 1,21 bilhão de ienes. “Com a diminuição da população e a consequente queda na receita operacional, não podemos arcar com esses custos,” explicou um representante das empresas.

A partir de abril de 2025, os passageiros poderão usar cartões de crédito e QR code para pagar as tarifas. Estes novos métodos requerem leitores mais baratos, reduzindo as despesas para cerca de 670 milhões de ienes.

O bonde da cidade de Kumamoto também seguirá essa mudança, interrompendo o uso de cartões IC nacionais em 2026. Atualmente, 51% dos passageiros do bonde usam esses cartões. Mesmo com um custo de atualização do sistema estimado em 220 milhões de ienes a descontinuação dos cartões IC nacionais reduzirá as despesas a longo prazo.

A decisão tem gerado confusão entre os usuários. Um estudante de 21 anos de Kumamoto comentou: “Eu usava um único cartão para ônibus, bonde e viagens para outras províncias. Agora, terei que me adaptar a um novo sistema.” Mineo Ueno, de 66 anos, visitando Kumamoto, disse: “Usar o cartão IC nacional era conveniente. Será um pouco incômodo ter que alternar entre cartões.”

Enquanto o sistema nacional de cartões IC continua a se expandir, com emissões acumuladas de cerca de 200 milhões de cartões, alternativas mais baratas como pagamentos por toque estão ganhando popularidade. Esses métodos são comuns em cidades como Londres e Nova York, e eliminam a necessidade de adquirir cartões IC locais para turistas estrangeiros.

A Ibaraki Transportation Inc., que nunca adotou o sistema nacional de cartões IC, introduziu pagamentos por toque em todas as suas rotas em fevereiro de 2024. Mais de 100 projetos de transporte no Japão já adotaram este método.

Fonte: Mainichi

 

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
16:49, nov 23, 2024
temperature icon 14°C
algumas nuvens
Humidity 38 %
Pressure 1018 mb
Wind 23 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 20%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 06:25
Sunset Sunset: 16:30

Postagens recentes