No Japão, muitas famílias estão enfrentando dificuldades financeiras, especialmente durante as férias de verão, quando as refeições escolares não estão disponíveis. Uma pesquisa recente da organização não governamental Save the Children Japan, sediada em Tóquio, revelou que 56,9% das famílias que solicitaram ajuda para a distribuição de alimentos estão preocupadas com os custos de alimentação durante este período.
A pesquisa, realizada online em junho, obteve respostas de 8.425 famílias de baixa renda com crianças menores de 18 anos. Os resultados mostraram que 89,4% dos entrevistados afirmaram não ter dinheiro suficiente para comprar comida em quantidade suficiente devido ao aumento dos preços. Muitas famílias relataram ter reduzido a quantidade de refeições tanto para os pais quanto para os filhos.
Entre os dados preocupantes, 45,7% dos entrevistados disseram que seus filhos não comem o suficiente no almoço durante as férias escolares, comparado a apenas 7,2% durante o período escolar, quando as refeições são fornecidas pelas escolas.
Em resposta a essa situação, a Save the Children Japan iniciou, em meados de julho, a entrega de alimentos para essas famílias. “Para erradicar a pobreza infantil, o governo precisa aumentar a assistência econômica”, declarou Sonoko Kawakami, chefe das operações domésticas da organização.
Fonte: Japan Times