A polícia da cidade de Otsu, na província de Shiga, anunciou na última sexta-feira (8) que prendeu um estrangeiro por engano, após um incidente ocorrido em 30 de outubro. O homem de 35 anos, que não teve a nacionalidade revelada, foi detido sob suspeita de violar a Lei de Trânsito Rodoviário, sendo acusado de dirigir sem habilitação. No entanto, após três horas e meia, ele foi libertado quando as autoridades confirmaram que a prisão havia sido um erro.
O caso começou no dia 30 de outubro, por volta das 18h45, quando um veículo avançou um sinal vermelho em um cruzamento de Otsu e colidiu com outros dois carros parados. Uma viatura policial perseguiu o carro por aproximadamente 150 metros, até que o suspeito colidiu com o meio-fio e parou. O homem então deixou o assento do motorista e tentou fugir, sendo capturado e detido em flagrante às 19h23.
Mesmo afirmando que não era o motorista, o homem permaneceu sob custódia até que a polícia revisou as imagens do sistema de gravação da viatura. A análise mostrou que o carro estava ocupado por três pessoas e que o verdadeiro motorista, um vietnamita de 21 anos, havia fugido. Diante disso, o homem foi libertado às 22h51. Contudo, ele foi preso novamente logo em seguida por violar a Lei de Controle de Imigração e Refugiados devido à sua permanência irregular no Japão (overstay).
Durante a investigação, foram encontrados diversos produtos farmacêuticos no carro, levando a polícia a suspeitar do envolvimento do estrangeiro em furtos em drogarias. Enquanto isso, o verdadeiro motorista, de 21 anos, segue foragido e é procurado pelas autoridades.
O subchefe da delegacia de Otsu, Shunji Aochi, declarou que a polícia está revisando o ocorrido para prevenir erros semelhantes. “Vamos examinar este incidente, educar nossos policiais e adotar medidas para evitar novas falhas desse tipo”, afirmou Aochi.
Fonte: TBS