O número de residentes estrangeiros está em ascensão nas regiões de Kyushu, Yamaguchi e Okinawa, superando a média nacional devido à escassez de mão de obra no Japão. Conforme informações do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações em 24 de julho de 2024, a população estrangeira nessas áreas tem aumentado, enquanto a população de cidadãos japoneses continua a diminuir. Esses dados são baseados no registro de residentes de 1º de janeiro de 2024.
A prefeitura de Fukuoka, em Kyushu, registrou uma população total de 5.095.379 pessoas, incluindo estrangeiros, uma redução de 9.542 pessoas em relação ao ano anterior. Apesar dessa queda, Fukuoka subiu para a oitava posição entre as 47 prefeituras do Japão em termos de população, ultrapassando Hokkaido.
Enquanto Tóquio e outras cinco prefeituras registraram um “aumento social” em suas populações, onde o número de residentes que se mudaram para essas regiões superou o número dos que saíram, Fukuoka foi a única prefeitura em Kyushu a experimentar esse fenômeno.
Por outro lado, a prefeitura de Nagasaki registrou uma alta taxa de declínio na população japonesa, caindo 1,42% em relação ao ano anterior, a sexta maior redução no Japão. A taxa de declínio também superou a média nacional de 0,7% em outras cinco prefeituras de Kyushu, além de Yamaguchi.
A prefeitura de Kumamoto, também em Kyushu, registrou a maior taxa de crescimento populacional estrangeiro no país, com um aumento de 24,18% em relação ao ano anterior. Kumamoto abriga uma base de produção da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), a maior produtora de semicondutores do mundo, o que pode ter contribuído para esse crescimento.
As prefeituras de Saga e Nagasaki também registraram taxas de crescimento populacional estrangeiro superiores à média nacional de 11,01%, com aumentos de 23,33% e 21,24%, respectivamente. Esse crescimento pode ser atribuído ao número crescente de estagiários técnicos estrangeiros vivendo nessas áreas.
Fukuoka liderou o ranking nacional em aumento de residentes japoneses pelo segundo ano consecutivo, com um acréscimo de 8.829 pessoas. Um funcionário do Governo Municipal de Fukuoka comentou que esse crescimento é resultado da conveniência da cidade para viver, trabalhar e estudar.
Fonte: Kyodo News