A aprovação do primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, caiu para o nível mais baixo desde o início de seu governo, segundo uma pesquisa divulgada neste domingo (18) pela agência Kyodo. O principal motivo da insatisfação popular é o aumento expressivo no preço do arroz, um dos alimentos mais consumidos no país.
O levantamento mostra que o índice de apoio ao governo Ishiba caiu para 27,4%, contra 32,6% no mês anterior. A queda acontece a menos de dois meses das eleições para a Câmara Alta do Parlamento, marcadas para julho, o que pode afetar diretamente as chances do Partido Liberal Democrata (PLD) e seu aliado de coalizão, o Komeito.
De acordo com a pesquisa, 87,1% dos entrevistados consideram insuficientes as medidas adotadas pelo governo para conter o aumento no preço do arroz. Atualmente, o produto custa quase o dobro em relação ao mesmo período do ano passado. A alta é atribuída a uma combinação de fatores: calor extremo que afetou as plantações e aumento da demanda causado pelo crescimento do turismo.
Em março, o governo chegou a liberar parte dos estoques estratégicos de arroz para tentar reduzir os preços no varejo, mas, até agora, a iniciativa não foi suficiente para conter a insatisfação popular.
Fonte: Reuters