Um prédio de 10 andares em Kunitachi, Tóquio, será demolido após reclamações dos moradores de que a construção bloqueia a vista do Monte Fuji, uma das mais famosas paisagens do Japão.
O edifício, chamado “Grand Maison Kunitachi”, está localizado a aproximadamente 10 minutos a pé da estação Kunitachi na linha JR Chuo. Com 18 unidades distribuídas por seus andares, o condomínio estava prestes a ser habitado quando a incorporadora Sekisui House Ltd. decidiu interromper o projeto.
A decisão veio após pressão dos moradores, que desde o início das obras, expressaram preocupações sobre o impacto do prédio na vista do Monte Fuji, além da redução da luz solar em suas residências. O Monte Fuji, com 3.776 metros de altura, pode ser visto da rua Fujimi-dori, e a construção do condomínio prejudicou essa visão.
Em junho de 2021, um conselho de desenvolvimento urbano, composto por acadêmicos e cidadãos, analisou a situação e concluiu que o prédio obstruiria a vista do Monte Fuji. Em resposta, a Sekisui House reduziu a altura do edifício de 11 para 10 andares, mas isso não foi suficiente para acalmar os ânimos dos moradores.
Em reuniões realizadas em março e abril de 2022, os moradores pediram que o prédio tivesse apenas quatro andares e que a área construída fosse reduzida pela metade. A incorporadora argumentou que essas mudanças inviabilizariam o projeto financeiramente. Sem chegar a um consenso, a empresa finalmente decidiu demolir o edifício.
Uma moradora de 91 anos, que se opôs à construção desde o início, disse estar preocupada com o barulho da demolição. “É um desperdício de um condomínio tão bonito”, comentou. “Se eles vão ter que demoli-lo, nunca deveriam tê-lo construído.”
O representante da Sekisui House afirmou que a empresa “não considerou adequadamente o impacto do projeto na área e na paisagem”. Agora, a empresa está focada em explicar a situação aos compradores e moradores.
Fonte: Asahi