A Prefeitura de Tóquio lançou um novo aplicativo de namoro nesta terça-feira (4) com o objetivo de combater a baixa taxa de natalidade no Japão. O aplicativo, que estará disponível a partir de julho, foi desenvolvido com a participação direta da prefeitura para evitar problemas comuns em outros serviços de namoro online.
Segundo o jornal Asahi Shimbun, a administração do aplicativo ficará a cargo de uma empresa privada. O projeto custou cerca de US$ 1,28 milhão, verba essa destinada a iniciativas que promovem o casamento no município.
O processo de inscrição no aplicativo será bem rigoroso. Os interessados deverão apresentar documentos com foto, comprovante de renda e um cadastro familiar que confirme seu estado civil de solteiro. Além disso, será necessário preencher uma série de informações pessoais, como altura, profissão e nível de escolaridade.
Após essa etapa, haverá uma entrevista com os operadores do aplicativo. Os candidatos deverão assinar um documento confirmando seu interesse em casar, não apenas em ter um relacionamento casual. Segundo a prefeitura, essas exigências têm como objetivo garantir a credibilidade do aplicativo.
“Esperamos que este aplicativo, associado ao governo, ofereça uma sensação de segurança e encoraje pessoas que hesitam em usar aplicativos de namoro tradicionais a darem o primeiro passo em busca de um parceiro”, disse uma autoridade de Tóquio durante a apresentação do app.
Japão enfrenta queda contínua na taxa de natalidade
De acordo com a agência internacional AFP, o Japão registrou uma queda na taxa de natalidade pelo oitavo ano consecutivo em 2023. Foram 758.631 nascimentos, uma diminuição de 5,1% em relação ao ano anterior. Enquanto isso, o número de mortes no país chegou a 1.590.503.
Fonte: Veja