O Primeiro-Ministro do Japão, Fumio Kishida, tem viagem marcada para o Brasil em maio, com o objetivo de reforçar os laços econômicos entre o Japão e a América do Sul. A visita também visa equilibrar as influências crescentes de China e Rússia na região. Embora a embaixada japonesa no Brasil ainda não tenha confirmado a agenda completa, espera-se que Kishida se encontre com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministre uma palestra na Faculdade de Direito da USP em São Paulo no dia 4 de maio.
Esta será a primeira visita de um premiê japonês ao Brasil desde que Shinzo Abe, em 2016, participou da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Abe também visitou o Brasil em 2014, marcando presença no bairro da Liberdade, conhecido por sua grande comunidade asiática em São Paulo.
Kishida, líder do Partido Liberal Democrático, assumiu o cargo de primeiro-ministro em outubro de 2021. Desde então, ele tem buscado fortalecer as relações internacionais do Japão, especialmente com países em desenvolvimento.
Durante a cúpula do G7 em Hiroshima, em maio do ano passado, Kishida e Lula já haviam se encontrado, onde o primeiro-ministro japonês anunciou medidas como a isenção de vistos de curta duração para brasileiros e a confirmação de um empréstimo de 30 bilhões de ienes para apoiar a saúde e outros setores no Brasil.
Após sua estada no Brasil, Kishida seguirá para o Paraguai, continuando sua agenda de fortalecimento das relações do Japão com países da América do Sul.
Fonte: G1