Três partidos de oposição, incluindo o Partido Democrático Constitucional do Japão (CDP), apresentaram nesta segunda-feira um projeto de lei para tornar gratuitas as refeições escolares em escolas públicas de ensino fundamental e médio no país.
A proposta, que visa revisar a atual lei do programa de merenda escolar, foi submetida à Câmara dos Representantes pelo CDP, pelo Nippon Ishin no Kai (Partido da Inovação do Japão) e pelo Partido Democrático do Povo.
Impacto financeiro e implementação
Estima-se que a medida custará cerca de 490 bilhões de ienes por ano. Os partidos esperam incluir os recursos necessários no orçamento fiscal de 2025, visando implementar o programa já em abril do mesmo ano.
Akira Nagatsuma, vice-presidente executivo do CDP, enfatizou a importância de unir forças entre os partidos de oposição para pressionar o governo. “Esperamos reunir a oposição e apresentar a proposta ao campo governista”, afirmou.
Hitoshi Aoyagi, chefe de políticas do Nippon Ishin, destacou que iniciativas conjuntas como esta incentivam o Partido Liberal Democrata (PLD), no poder, e seu parceiro de coalizão, Komeito, a considerar seriamente propostas desse tipo.
Fonte: Nippon