A Província de Shizuoka lançou um programa gratuito de aulas de japonês voltado para estrangeiros residentes, com o objetivo de capacitá-los a se comunicar no dia a dia. A iniciativa, pioneira na região, utiliza um currículo desenvolvido pelo governo central japonês, sendo aplicada em Hamamatsu, cidade que abriga cerca de 30 mil estrangeiros.
O programa foi criado em resposta à crescente demanda por trabalhadores em diversos setores, que esbarra na dificuldade de muitos estrangeiros em dominar o idioma japonês. A prefeitura espera que, com essa ação, os estrangeiros se tornem “usuários independentes do japonês”, facilitando sua inserção no mercado de trabalho e na vida cotidiana.
Durante uma das aulas realizadas no Hamamatsu Foreign Resident Study Support Center, alunos de diferentes nacionalidades, incluindo brasileiros, filipinos e chineses, participaram de uma atividade prática de conversação, simulando situações do cotidiano, como fazer compras em um mercado.
Uma das participantes, uma brasileira de 57 anos, compartilhou sua experiência: “Estou aprendendo a me comunicar melhor. Meu objetivo é encontrar um emprego que exija mais interação com as pessoas.” Ela, que está no Japão há seis anos, enfrentou dificuldades em conseguir um emprego em atendimento ao cliente devido à barreira linguística.
O currículo, chamado “Lifestyle Can Do”, foi desenvolvido pelo governo japonês em 2022 e implementado pela primeira vez em Hamamatsu neste ano. As aulas, que acontecem ao longo de 150 dias, somam 600 horas de ensino. Os estudantes aprendem a se comunicar em diversas situações cotidianas, como fazer uma reserva em um restaurante ou preencher um formulário bancário.
O programa também adota uma escala padronizada para avaliar as habilidades linguísticas dos estrangeiros, dividindo-os em seis níveis, de A1 (básico) a C2 (avançado). Em Hamamatsu, o objetivo é que os alunos alcancem até o nível B1, que corresponde à capacidade de entender os pontos principais de tópicos familiares.
De acordo com o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão, atualmente existem cerca de 870 cursos de japonês oferecidos por governos locais em todo o país.
Fonte: Japan Times