Entre janeiro e junho deste ano, 40% dos acidentes envolvendo apenas patinetes elétricos no Japão ocorreram com motoristas alcoolizados, de acordo com a Agência Nacional de Polícia do Japão (NPA). No total, 134 acidentes com patinetes elétricos foram registrados no período, e 17,2% deles envolveram usuários sob efeito de álcool.
O número de acidentes com patinetes elétricos é significativamente maior em comparação com bicicletas e ciclomotores, onde apenas cerca de 1% dos casos estão relacionados ao consumo de álcool.
Dos 45 acidentes com patinetes que ocorreram sem envolver outros veículos, 18 foram causados por motoristas alcoolizados. Em quase 70% dos casos, os condutores perderam o controle e caíram, enquanto outros colidiram com postes ou guardrails. A maioria das lesões, cerca de 60%, atingiu a cabeça ou o rosto.
Os acidentes envolvendo patinetes elétricos são mais frequentes entre jovens na faixa dos 20 anos, que representam mais da metade dos casos. A maior parte dos acidentes ocorreu com patinetes alugados, e 30% dos motoristas não possuíam habilitação.
Em agosto, o primeiro acidente fatal com um patinete elétrico no Japão foi registrado em Okinawa. Um homem de 68 anos caiu enquanto pilotava, sem estar alcoolizado, mas não usava capacete, o que é recomendado, embora não obrigatório.
Especialistas alertam que, apesar da facilidade e praticidade dos patinetes elétricos, eles são veículos motorizados que podem causar acidentes graves. A NPA reforça que a direção responsável é essencial para evitar tragédias.
Fonte: Mainichi