Quatro motoristas de ônibus da Hanshin Bus Co., empresa localizada na cidade de Amagasaki, na Prefeitura de Hyogo, foram recentemente punidos por desviar aproximadamente 860.000 ienes ao embolsar o troco de passagens de passageiros. A punição foi anunciada pela empresa no dia 14 de agosto.
A ação foi desencadeada após a denúncia de um passageiro, que relatou, em 4 de agosto, que um dos motoristas havia ajustado indevidamente a tarifa de uma passagem de adulto para a tarifa de criança (120 ienes) e embolsado o troco. A investigação interna, que incluiu análise das câmeras de segurança dos ônibus e dos registros operacionais das caixas de tarifas, confirmou a má conduta.
Os motoristas envolvidos, todos homens na faixa dos 40 aos 50 anos, admitiram o desvio, afirmando que começaram a praticar essa ação após cometerem um erro ao definir a tarifa de adulto para a de criança. Um dos motoristas revelou que estava envolvido na prática há cerca de quatro anos. Os quatro motoristas eram responsáveis por rotas dentro de Amagasaki.
Um representante da Hanshin Bus afirmou: “Levamos essa situação muito a sério e vamos intensificar o treinamento de conformidade para todos os motoristas. Também tomaremos medidas para evitar que isso se repita, com inspeções mais rigorosas nos dados das caixas de tarifas e nas gravações das câmeras a bordo.”
Fonte: Kyodo News