Dois bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foram selecionados para representar o Brasil em um curso de Gestão de Saúde em Desastres, que acontece em Osaka, Japão. O treinamento é promovido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e reúne profissionais de oito países da América Latina para trocar conhecimentos sobre resposta a desastres e organização de assistência médica em crises.
Os oficiais, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira e major Nolan Rafael Volkweis, são os únicos brasileiros no evento e terão a oportunidade de conhecer o sistema japonês de atendimento emergencial, considerado um dos mais eficientes do mundo. A experiência no Japão inclui aprendizado prático e teórico, com o objetivo de capacitar os participantes para enfrentar desafios semelhantes em seus próprios países.
Plano de ação para o Brasil
O curso também exige que os bombeiros desenvolvam um Plano de Ação que possa ser adaptado à realidade brasileira, fortalecendo a resposta a desastres e facilitando a coordenação entre as instituições de socorro e saúde. “Representar o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e o Brasil em um curso como esse é uma grande responsabilidade e uma oportunidade única. Vamos aprender com a experiência do Japão e também compartilhar a nossa. Essa troca de experiências e a criação de uma rede de colaboração entre os países participantes será imprescindível para a nossa corporação e para o país”, afirmou o tenente-coronel Henrique, , comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM) de Criciúma, presidente da coordenadoria de APH do CBMSC e médico.
Além de aprender com o modelo japonês, os participantes compartilham suas próprias práticas e desafios, criando uma rede de cooperação que beneficia tanto o Brasil quanto os demais países envolvidos. A JICA, que promove o curso, é uma organização governamental japonesa focada em assistência e desenvolvimento internacional, com programas voltados ao fortalecimento das capacidades de resposta a desastres em países parceiros.
Fonte: Ascom CBMSC
Foto: Divulgação/CBMSC